Sobre o LCC

O LCC-CENAPAD/MG é um centro de prestação de serviços e desenvolvimento de projetos de tecnologia da informação para pesquisa e ensino.

LCC é um acrônimo para Laboratório de Computação Científica, um órgão suplementar da UFMG.

HISTÓRICO

O LCC – Laboratório de Computação Científica da UFMG – foi criado em 1981. Por iniciativa de um grupo de professores dos Departamentos de Física e de Ciência da Computação, foi proposta a criação do LCC, com a missão de oferecer apoio computacional às atividades de ensino e pesquisa. Após a criação do LCC, a UFMG logo se integrou à rede BitNet (Because It’s Time Network) que, juntamente com um computador IBM 3270, disponibilizado pelo LCC, permitia aos usuários trocar mensagens com instituições de pesquisa e universidade ao redor do globo.

Os recursos computacionais do LCC consistiam essencialmente em um computador IBM 4341 e seus periféricos, abrigados na Sala de Operações. Contava ainda com duas salas de terminais no primeiro piso sendo uma para alunos de graduação e outra para pesquisadores de toda a UFMG. Estes recursos eram usados principalmente para cálculos numéricos e estatísticos, e no ensino de programação de computadores. Em 1994 este equipamento foi substituído por um mainframe IBM 9221, e por duas estações RISC, com processadores numéricos poderosos. Em 1991 o LCC passou a oferecer serviços de Internet para professores, funcionários e alunos ligados a projetos de pesquisa.

O primeiro Diretor do LCC foi o Professor Manoel Lopes de Siqueira, do Departamento de Física, que dirigiu o laboratório de 1981 a 1987. Foi sucedido pelo Professor Roberto Alves Nogueira, também do Departamento de Física, que exerceu esta função de 1987 a 1998. Posteriormente, o Professor Osvaldo Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação, tomou posse em 24 de abril de 1998, seguido pelo Professor Marcio Luiz Bunte de Carvalho que foi o diretor de março de 2006 a março de 2016. Em seguida ocupou a diretoria o Professor Diógenes C. Silva Jr. O atual diretor do LCC é o Professor Bismarck Vaz da Costa.

Em outubro de 1997 foi inaugurado no LCC o CENAPAD/MG, o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em Minas Gerais  é um dos oito centros que compõem a rede de supercomputação instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e coordenada pelo Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (SINAPAD). Com o CENAPAD/MG vieram dois servidores paralelos, estações de visualização, vários pontos de acesso, e uma grande capacidade de armazenamento em discos e fitas. No momento de sua inauguração, cada um dos servidores era o equipamento de maior potência computacional da América Latina. Segundo a organização Top500, todos os dois servidores estavam colocados entre os 250 equipamentos mais poderosos do mundo.

Em 2010, o LCC CENAPAD/MG recebe um supercomputador BULL através do SINAPAD. O supercomputador foi adquirido com a finalidade de oferecer a comunidade acadêmica maiores recursos computacionais para projetos de pesquisa e cálculos complexos que demandam grande capacidade de processamento. Conforme explica a matéria http://www.ufmg.br/online/arquivos/014750.shtml.