Infraestrutura

Cluster_Bull-CenapadMG-CO     O ambiente computacional do CENAPAD/­MG é caracterizado por um cluster de 53 nós computacionais distribuídos físicamente em 4 racks, cada nó com 2 processadores quadcore e 16 Gigabytes de memória principal, agregando um total de 848 núcleos de processamento (cores) e aproximadamente 1.7 Terabytes de memória distribuída pela máquina. O potencial de desempenho teórico do cluster traduzem em 9 Teraflops (nove trilhões de operações elementares por segundo). Este equipamento é servido por uma rede de comunicação interna do tipo INFINIBAND que interliga todos os nós, e que é especialmente dedicada para cálculo paralelo, e por um storage com capacidade de armazenamento de 45 TB para dados e backup.

    O CENAPAD/­MG participa também do projeto PADBr do Sinapad como unidade remota do sistema nacional distribuído de armazenamento de dados, hospedando para tal um storage da NetApp (FAS3240C) com capacidade aproximada de 100 TB líquidos com deduplicação.

    Para o uso geral, estão instalados compiladores C e Fortran e diversas bibliotecas numéricas otimizadas.
Os itens hardware e software (compiladores, bibliotecas ou pacotes científicos) contêm detalhes da configuração atual do cluster.