Software

Os softwares que estão instalados no sistema são de uso geral  e estão divididos nas categorias de compiladores, bibliotecas numéricas e pacotes científicos.
Os usuários poderão solicitar ao CENAPAD/MG a instalacão de novos softwares que poderão ser de uso geral ou restrito a um grupo de pesquisa

Compiladores e bibliotecas numéricas

O cluster dispõe de diversos compiladores C e Fortram instalados na máquina de acesso, e é nesta máquina que deverão ser compilados e depurados os códigos/programas.
Compiladores para o MPI
Para códigos paralelos escritos em MPI e voltados para máquinas de arquitetura de memória distribuida, o uso do envelope MPIBULL2 na compilação é aconselhado, por facilitar o uso da rede Infiniband durante a execução. Está instalada no momento a versão 1.3.5 do MPIBULL2 com os seguintes compiladores:
mpicc (C)
mpiCC (C++)
mpif77 (Fortran 77)
mpif90 (Fortran 90)
 
Compiladores para o OpenMP e códigos seriais
Estão instalados os compiladores dos grupos GNU e Intel para os códigos seriais escritos em C e/ou Fortran. As versões instaladas dão suporte para as diretivas OpenMP, que permitem que o paralelismo  via threads seja realizado nos diversos núcleos de cada nó de processamento. No momento estão instaladas as seguintes versões:
GNU 4.1.2 (gcc e g77)
Intel 10.1.008 (icc e ifort)
Os usuários do cluster encontrarão maiores detalhes acerca de cada compilador através dos manuais Unix (comando  man) ou do Guia do Usuário (/usr/local/share/BAS5-Xeon-User_Guide.pdf)

Pacotes científicos públicos

Os pacotes científicos serão instalados sob demanda.