Abrir menu principal

Mudanças

Guia Prático do cluster Veredas LCC/CENAPAD-MG

3 117 bytes adicionados, 17h21min de 17 de junho de 2019
sem sumário de edição
:* Documentação online:
::: /usr/local/share/info/20110325/Docs/XBAS-CS/86A222FA02.pdf (Chapter 2)
 
 
<div class="aviso">
'''Dica'''<br/>
A versão mais recente dos suítes de compilação da Intel (14.0.1) encontra-se sob o diretório /opt/intel/composer_xe_2013_sp1.1.106/. A distribuição Redhat Enterprise Linux (v5.3) do cluster oferece a versão 2.4 da linguagem de programação Python. Uma versão paralela do '''Python''' oferecida pela Enthought, a distribuição Canopy, está instalada no diretório /var/Canopy. Sobre como utilizar esta distribuição poderá consultar o site [https://www.enthought.com/products/canopy https://www.enthought.com/products/canopy]
</div>
==== Bibliotecas para desenvolvimento ====
Várias versões de bibliotecas numéricas para desenvolvimento (''Bull SciStudio Book Shelf'') estão instaladas no diretório raiz '''/opt/scilibs'''. Para uma descrição detalhada de cada biblioteca basta apontar o browser interno do cluster para o diretório '''/opt/scilibs/SCISTUDIO_SHELF/SciStudio_shelf-1.1_Bull.9005/_www/Shelf.html'''. Uma visão global da ''Bull SciStudio'' pode ser encontrada no '''capítulo 3 do Users’s Guide''' ('''/usr/local/share/info/20110325/Docs/XBAS-CS/86A222FA02.pdf''').
 
==== Aplicações ====
Os pacotes científicos instalados pela equipe de operação do cluster estão localizados nos diretórios raiz '''/opt/sci''' e '''/usr/local/ohpc/pub'''. Os pacotes de domínio público serão instalados sob demanda dos usuários. Está aberta a possibilidade de instalação de pacotes proprietários (licença paga) para uso exclusivo de determinados grupos de pesquisa. Nestes casos, é conveniente haver um contato prévio entre o grupo interessado e a equipe de operação de modo a realizar uma instalação que respeite as cláusulas da licença de contrato do software.
 
O cluster '''veredas''' possui o pacote de gerenciamento [https://github.com/TACC/Lmod '''Lmod'''] [https://github.com/TACC/Lmod (https://github.com/TACC/Lmod)] instalado. Esta ferramenta permite a um usuário alternar entre diferentes versões de um pacote ou compiladores de maneira fácil, limpa e eficaz. O [https://github.com/TACC/Lmod '''Lmod'''] define dinâmicamente as variáveis de ambiente comuns tais como o '''PATH''', '''LD_LIBRARY_PATH''', '''MANPATH''' entre outras, sem que o usuário tenha que as definir no seu arquivo '''.bash_profile''' toda a vez que precisar utilizar uma determinada aplicação científica. Adicionalmente o [https://github.com/TACC/Lmod '''Lmod'''] permite “carregar” e “descarregar” combinações de aplicações/compiladores incluindo as suas dependências. As variáveis de ambiente específicas de cada pacote estão definidas em um arquivo designado por '''''modulefile''''' <ref>Trata-se de um arquivo do tipo ''script'' que pode ser escrito na linguagem
[https://www.tcl.tk TCL] [https://www.tcl.tk (https://www.tcl.tk)] ou [https://www.lua.org Lua] [https://www.lua.org (https://www.lua.org)].</ref> . Os arquivos modulefile (módulos) estão localizados hierárquicamente sob o diretório definido em '''$MODULEPATH''' (i.e., /usr/local/ohpc/pub/modulefiles). Existem vários comandos que podem ser utilizados para gerenciar os arquivos modulefile:
<div class="aviso">
/usr/local/share/info
</div>
 
 
== Notas ==
<references />